Tecnologia identifica risco de câncer anos antes de doença surgir

Uma nova ferramenta desenvolvida por pesquisadores da universidade de Nottingham, no Reino Unido, é capaz de identificar o risco de câncer de pulmão até dez anos antes do surgimento da doença. A função da tecnologia é apresentar resultados que possam ser úteis em testes de triagem de forma precoce, economizando gastos em tratamentos e aumentando as chances de recuperação dos pacientes .
O CanPredict foi apresentado através da revista Lancet Respiratory Medicine. Em parceria com membros da Universidade de Oxford, os pesquisadores ingleses testaram a ferramenta usando os registros de saúde de cerca de 19 milhões de adultos no Reino Unido.
- O câncer de pulmão é o segundo mais comum no mundo inteiro.
- Também é o câncer que faz mais vítimas.
- Ele se apresenta em duas formas: câncer de pulmão de células não pequenas e de células pequenas.
Ele foi usado para identificar 13 milhões de pessoas, com idade entre 25 e 84 anos. Entre todos, 73,8 mil apresentaram o diagnóstico positivo para o câncer. Além disso, outros possíveis fatores para o resultado também foram analisados, como tabagismo, idade, índice de massa corporal, etnia e até condições de saúde.
Após o desenvolvimento da ferramenta, os pesquisadores utilizaram um conjunto separado de registros de saúde, o Clinical Practice Research Datalink (CPRD), para testar o funcionamento. O CanPredict conseguiu identificar mais pessoas que desenvolveram câncer de pulmão, de forma mais precisa que os métodos recomendados atuais de previsão de risco, em escala de 5, 6 e 10 anos.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário